Carazinho celebra 90 anos de emancipação com Santa Missa

A história do município de Carazinho se confunde com a da própria comunidade Nosso Senhor Bom Jesus. As terras em que hoje está localizado o centro da cidade foram doadas pela família do fundador da cidade, o Sr. Pedro Vargas, que desejou uma capela em honra de Nosso Senhor Bom Jesus do Iguape, imagem que ele encontrou na foz do rio Iguape, em Santos (SP).

Assim surge a capela e posteriormente a urbanização do lugar que se emancipou de Passo Fundo há 90 anos atrás. Nesta história muitas transformações já sucederam na cidade, que passou do ciclo da extração da madeira, da linha de trem, do ciclo do trigo, da agricultura de subsistência para a grande propriedade.

A vida da fé também teve suas mudanças. Da capelinha dedicada ao Senhor Bom Jesus, hoje Carazinho conta com 4 paróquias e várias comunidades nos bairros e no interior. A atividade pastoral diversificada envolve pessoas, movimentos pastorais e eclesiais, atividades sociais e caridade organizada em vários pontos da cidade.

E no dia 24 de janeiro, na missa das 10h na Igreja Bom Jesus, foi celebrada a missa em ação de graças pelos 90 anos de emancipação da cidade. A missa foi presidida pelo Cônego João Gheno Netto, que está na cidade desde o ano 1960. Participaram da missa o Sr. prefeito municipal, Milton Schimitz, a vice-prefeita Valeska Walber, secretariado municipal e a comunidade de fé.

Que o Senhor Bom Jesus, padroeiro de Carazinho, fortaleça a comunidade para continuar a caminhada. Gratidão pelo passado, preocupação com o presente e muitos desafios para o futuro. Parabéns Carazinho.