Catequese Batismal – Encontro no mês de agosto

Ainda dentro da programação para a semana nacional da famílias, foi realizado na noite de sexta-feira dia 16 de agosto, catequese batismal com pais e padrinhos das crianças que receberão o sacramento no sábado dia 24/08.

Em virtude da celebração com as famílias da catequese, o encontro deste mês foi realizado no centro catequético, porém não perdeu o sentido, e seguiu as novas diretrizes arquidiocesana.

Dentre os vários momentos no encontro, além da apresentação de todos os envolvidos e a proclamação do evangelho; tivemos uma troca de experiências com os participantes e claro um aprofundamento dos símbolos que são usados no rito do Batismo.

A vela – O círio pascal aceso, nos remete a Cristo que é a luz a iluminar o nosso caminho, e a vela que as crianças receberão, servirá de luz para guia-las pelos caminhos do bem.

A água – A água é fonte de vida, limpa e renova. A água batismal purifica os pecados e deixa a pessoa pré-disposta para Deus. No dilúvio, a água destruiu os vícios e deu um novo começo para a humanidade. Na travessia do mar vermelho, Deus usou a água para ser sinal de libertação da escravidão do Egito. Jesus foi batizado nas águas do rio Jordão e no lado esquerdo de Cristo crucificado, jorrou sangue e água, que significam nossa salvação realizada na cruz.

O óleo – No passado, usado para curar feridas, fortalecer os gladiadores para luta, o óleo também recorda a beleza, pois o que é ungido brilha. A palavra Cristo significa “Ungido” e Cristão significa “Ungido com Cristo”. Ao ser batizado, a criança está fortalecida para o bom combate.

O batismo nos dá a graça santificante, que é a amizade e a presença de Deus no nosso coração. O batismo apaga o pecado original, ele marca em nossa alma o caráter de cristão, nos tornando filhos de Deus, membros da Igreja e herdeiros do Paraíso, o batismo é a porta de entrada para recebermos os outros sacramentos. Para tanto, ser batizado é absolutamente necessário para a salvação.