Catequese Batismal

“Quando batizamos uma criança, naquela criança entra o Espírito Santo, e o Espírito Santo faz com que cresça naquela criança, desde pequenina, virtudes cristãs que depois florescerão”, essas são colocações do Papa Francisco, por ocasião da Audiência Geral de 11 de abril de 2018, momento em que o Pontífice ainda explica: “Ninguém merece o Batismo”, pois é sempre um dom gratuito para todos, adultos e recém-nascidos. “As promessas batismais que todos os anos renovamos na Vigília Pascal devem ser reavivadas todos os dias para que o Batismo “cristifique” quem o recebeu, tornando-o realmente outro Cristo.”

Na noite de segunda-feira dia 08/07, estiveram reunidos os catequistas do Batismo, juntamente com o Pe. Mateus Danieli, com o intuito de alinhavar o novo modelo de catequese do batismo que está sendo adotado dentro da área pastoral da Arquidiocese de Passo Fundo.

Dom Rodolfo em suas palavras nos diz: “Jesus confiou ais seus discípulos a missão de batizar. Mas antes recomendou que ensinassem, explicassem a quem fosse batizado qual seria o significado do sacramento. Algo tão valioso deveria ser recebido de forma livre e consciente. Fosse desejado ardentemente e amado. Como diz o ditado popular “ninguém ama o que não conhece”. Portanto, este subsídio deseja ensinar a fim de amar o Batismo.”

O encontro serviu para traçar algumas metas criativas aos catequistas, os quais, a partir de experiências pessoais, deem a catequese como testemunhas e não como instrutores, utilizando este subsídio no decorrer dos próximos dois anos, tempo estabelecido como validade do curso. O momento também serviu para discutir as mudanças na forma de conduzir a catequese, a apresentação das crianças para a comunidade e o Sacramento do Batismo, a qual será implementada a partir do mês de agosto de 2019.

Devemos ter em mente que: “O Batismo permite que Cristo viva em nós e a nós que vivamos unidos a Ele, para colaborar na Igreja, cada um segundo a própria condição para a transformação do mundo.”