Comunidades celebram a vocação dos catequistas

A missão de catequizar, conforme o Papa Franciso é uma das mais antigas da Igreja. Como diz o papa: “MINISTÉRIO ANTIGO é o de Catequista na Igreja. Desde os seus primórdios, a comunidade cristã conheceu uma forma difusa de ministerialidade, concretizada no serviço de homens e mulheres que, obedientes à ação do Espírito Santo, dedicaram a sua vida à edificação da Igreja. Os carismas, que o Espírito nunca deixou de infundir nos batizados, tomaram em certos momentos uma forma visível e palpável de serviço à comunidade cristã nas suas múltiplas expressões, chegando ao ponto de ser reconhecido como uma diaconia indispensável para a comunidade.” (Carta Apostólica Antiquum Ministérium n. 1-2)

Assim, os carismas das pessoas que se colocam a serviço do Senhor no ministério da catequese e os leigos evangelizadores são uma forma de exercer o carisma próprio do batismo na Igreja ministerial. É uma multidão de pessoas que fazem a Evangelização acontecer nos diferentes espaços e nos mais longínquos recantos do mundo. Como diz o Papa Francisco: “Não se pode esquecer a multidão incontável de leigos e leigas que tomaram parte, diretamente, na difusão do Evangelho através do ensino catequístico. Homens e mulheres, animados por uma grande fé e verdadeiras testemunhas de santidade, que, em alguns casos, foram mesmo fundadores de Igrejas, chegando até a dar a sua vida. Também nos nossos dias, há muitos catequistas competentes e perseverantes que estão à frente de comunidades em diferentes regiões, realizando uma missão insubstituível na transmissão e aprofundamento da fé. A longa série de Beatos, Santos e Mártires catequistas que marcou a missão da Igreja, merece ser conhecida, pois constitui uma fonte fecunda não só para a catequese, mas também para toda a história da espiritualidade cristã.” (Carta Apostólica Antiquum Ministérium n. 3).

Expressando a gratidão pela vocação das catequistas, nossas comunidades celebraram com alegria o dom precioso dos evangelizadores. A paróquia entregou para as catequistas a Carta Apostólica Antiquum Ministérium, além das orações e preces a Deus para que abençoe com generosidade aqueles que se dedicam a este serviço.

Parabéns aos Catequistas e Leigos Evangelizadores!