Diretório para Unção dos Enfermos

A Arquidiocese de Passo Fundo lançou no último final de semana de junho, o Diretório sobre o Sacramento da Sagrada Unção dos Enfermos. O documento traz presente cinco capítulos a respeito deste sacramento.

Primeiro a reflexão sapiencial da carta a Tiago sobre a unção dos doentes.

O segundo capítulo apresenta Jesus e a cura como um sinal do Reino de Deus.

O terceiro capítulo reflete sobre como este sacramento foi entendido e vivido ao longo da história.

O quarto capítulo nos ensina que o sacramento pressupõe a fé, não se pode separar a Unção dos Enfermos do restante da missão da Igreja, particularmente a Pastoral da Saúde.

E o quinto capítulo a aplicação prática e pastoral de como realizar a celebração da unção dos enfermos.

O Sacramento da Unção dos Enfermos infelizmente ainda é um assunto muito desconhecimento pela grande maioria dos cristãos. Muitos ainda associam erroneamente o receber o sacramento com a “visita do padre” no leito de morte.

O óleo para a Unção dos Enfermos habitualmente é abençoado pelos Arcebispos ou bispos, na Quinta-Feira Santa, quando os Presbíteros participam da Missa do Crisma e renovam seus compromissos presbiterais.

Em nossa paróquia Bom Jesus, nas celebrações do final de semana, as comunidades tiveram acesso ao material elaborado pela arquidiocese, bem como participaram do gesto de lançamento do Diretório nas celebrações. Como dizia o Pe Mateus Danieli: todo o cristão é chamado a ser um bálsamo a curar o mundo enfermo. Além das famílias que participaram das celebrações do final de semana, os médicos que atuam na cidade receberam um exemplar para terem a formação necessária, a fim de indicar este sacramento no auxílio aos que precisam.