Encontro Arquidiocesano de Comunicação

“A boca só fala do que o coração está cheio” Mt. 12,34. Com ênfase nesta reflexão do Evangelho, Dom Rodolfo, fez sua homilia sobre a comunicação dentro da Igreja, por ocasião da realização encontro arquidiocesano de comunicação.
     O encontro aconteceu na manhã do sábado dia 16 de março de 2019, junto a Casa de Retiros em Passo Fundo e contou com a presença de mais de 50 pessoas de várias paróquias da Arquidiocese. Representantes da Igreja Bom Jesus, participaram buscando subsídios para auxiliar na missão de comunicar dentro da nossa paróquia.
     Dentre vários assuntos abordados, os destaques principais do encontro foram aspectos técnicos de texto e fotografia por intermédio de oficinas.
     Durante a homilia de Dom Rodolfo, ele enfatizou que a comunicação é uma área delicada, mesmo sendo transmitida a palavra de Deus, senão vejamos, é fácil comunicar o resultado de um jogo de futebol, porém a comunicação vai além, tem a missão de construir, edificar e não somente anunciar fatos. Na exortação apostólica Amoris Laetitia, o Papa Francisco nos fala que durante uma crise não assumida, o que mais se prejudica é a comunicação.
     Na comunicação, temos o emissor e o receptor, porém nem todas as pessoas fazem a correta interpretação das notícias, caso que podem serem vistos nas redes sociais, pessoas postando algo e amigos interpretando diferente do emissor. E podemos ir além, a comunicação é uma área onde existe muita arrogância; e por isso exige postura de humildade e reconhecimento dos erros. No mundo da comunicação, uma notícia, dependendo de que é dita, podem ser palavras de construção ou destruição; por isso devemos ser prudentes para comunicar.
     Para auxiliar na comunicação dentro da Igreja, temos a Pascom, uma pastoral para as pastorais, que teve início em 1957, e é um instrumento para evangelizar.
     A área da pastoral da comunicação, compreende toda a tarefa evangelizadora da igreja, isto é, toda sua missão. É ela que procura difundir por intermédio de notícias, tudo o que está sendo desenvolvido dentro de cada pastoral, grupo, movimento que existe na igreja, é o elo de ligação entre trabalhos realizados e o conhecimento dos fiéis.
     A comunicação deve ser um elemento de mudança social, pois a comunicação dentro da Igreja não é uma mera transmissão de mensagens, porém é uma ressignificação constante do mundo, onde demos falar de Deus pensando em tocar o outro.
     Ide pelo mundo e anunciai o evangelho, pois no meio de nós está o Senhor, o Cristo Salvador.