Encontro dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

Aconteceu na manhã de quinta-feira dia 20 de junho, junto ao centro catequético, um retiro com os ministros, no o intuito de estudar o Diretório do Sacramento da Eucaristia. Um documento que foi lançado neste mesmo dia em todas as 54 paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo, por ocasião do dia Santo, Corpus Christi.

O documento contém orientações teológico-pastorais sobre a Eucaristia, normas, orientações e princípios para que as comunidades possam melhor celebrar e viver a Eucaristia. Ao todo, são cinco capítulos:

I – Preparação para a Celebração Eucarística – com destaque para a formação litúrgica e o ambiente litúrgico;

II – Celebração Litúrgica – destacando a missa dominical, a Liturgia da Palavra, a Liturgia Eucarística, Festas e Solenidades Litúrgicas, Viático (a última “eucaristia” neste mundo de uma pessoa) e Missas para defuntos;

III – Primeira Comunhão – destacando os dois primeiros anos da Catequese e a experiência de comungar o Corpo de Cristo pela primeira vez na vida;

IV – Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística – enfatizando a distribuição da eucaristia para as pessoas que não podem participar da missa por causa de vulnerabilidades;

V – Reserva e Adoração Eucarística – orientando para a conservação das hóstias guardadas no Sacrário e, também, para a Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento.

O Diretório é um documento que será estudado nas diversas comunidades, serviços e movimentos.