Formação sobre o diretório para as paróquias

Na noite do dia 20 de julho as lideranças da paróquia participaram de uma formação sobre o diretório das paróquias que já está em vigor. Como diz a definição encontrada no número 18 do documento: “a palavra paróquia é de origem grega e aponta para três significados: estrangeiro ou migrante, viver junto, vizinho próximo.

A paróquia é, portanto, referência a lar, casa e hospedaria”. Na oportunidade, o Pe Mateus refletiu que tanto a arquidiocese quanto a paróquia é uma realidade pastoral, sacramental, caritativa e jurídica. A pastoral que é a alma da Igreja com sua missão de evangelizar. Os sacramentos como realidade litúrgica. A caridade como cuidado e defesa da vida. E o jurídico é a realidade social da Igreja no mundo. Na oportunidade, os participantes fizeram perguntas e manifestaram o interesse pela formação.