Missa da Crisma

O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Confirmação – Crisma, pertence, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica.

Sacramento da Crisma: sempre no feminino, pois quer dizer Unção. Também pode receber outro nome, que é Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal (mas, ambos representam o único e mesmo Sacramento). O crisma nomeia apenas o óleo usado nesse sacramento, e não o sacramento em si. O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira perfumado com resina balsâmica, o qual é consagrado pelo bispo na manhã da Quinta-feira Santa para ser utilizado no Batismo, na Confirmação, na Ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na consagração dos altares e dos sinos. O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15).

O efeito da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como no Pentecostes. Tal o Sacramento da Confirmação – Crisma efusão imprime na alma um carácter indelével e traz consigo um crescimento da graça batismal: enraíza mais profundamente na filiação divina; une mais firmemente a Cristo e à sua Igreja; revigora na alma os dons do Espírito Santo; dá uma força especial para testemunhar a fé cristã.

Após uma grande caminhada, distribuídos em 12 grupos de formação na catequese da pré crisma e crisma, 132 pessoas entre jovens e adultos, estarão recebendo a efusão do sacramento da Crisma.

As celebrações acontecerão na próxima sexta-feira dia 27/09 às 19h (para 62 pessoas) e no sábado dia 28/09 às 18h (para 70 pessoas) junto a Igreja Matriz Nosso Senhor Bom Jesus, com Santas Missas presididas pelo arcebispo metropolitano de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Weber.

Acolhemos a todos e rezemos para que este sacramento encoraje os fiéis e os fortaleçam para uma vida de testemunho de amor a Cristo.