Orientações da área pastoral de Carazinho para o retorno as celebrações nas comunidades em tempos de Covid 19:

Os padres Darcy De Carli (Paróquia de Fátima), Élio Eilert (Paróquia da Glória), Mateus Danieli (Paróquia Bom Jesus) e Claudir Pressi (Paróquia São José), preocupados com a defesa da vida e o cuidado necessário para proporcionar que as celebrações comunitárias sejam retomadas temos as seguintes orientações:

1. Mesmo que a Arquidiocese tenha emitido um decreto, observando nossa realidade, mantemos as celebrações SOMENTE através dos meios de comunicação nos próximos dias. Antes de retomar as celebrações se faz necessário uma preparação dos fiéis e das comunidades.
  2. Conforme estiver a bandeira da região de Passo Fundo, retornaremos as celebrações nos dias 30 e 31 de maio.
  3. Nas celebrações da missa, como da Palavra, deverão ser observados o distanciamento entre os bancos, devidamente marcados.
  4. As comunidades ofereçam álcool gel 70% para a higienização das mãos na entrada da igreja.
  5. Os folhetos litúrgicos e os livros de cantos estarão dispensados por hora.
  6. Condição para participar da Santa Missa é que a pessoa tenha vindo direto de casa, sem antes ter passado por estabelecimentos comerciais ou algo do gênero.
  7. O uso de mascara é obrigatório. Ficando dispensado o padre, os leitores e cantores durante as atividades litúrgicas, pela função exercida.
  8. A eucaristia será distribuída pelos ministros devidamente preparados, higienizados com álcool gel 70% antes da comunhão, e estes usando a sua máscara.
  9. O fiel, ao comungar, esteja de máscara, procure evitar aproximação na fila da comunhão, diga Amém ainda de máscara e só então comungue.
  10. A oferta da celebração, a chamada coleta, seja realizada no final da missa, lembrando que a partilha com a comunidade é um sinal da Igreja, visto que também as paróquias têm suas obrigações econômicas e sociais, e muitas estão passando por necessidade de manutenção.
  11. Por hora não realizaremos a celebração do sacramento do batismo, por necessitar de devida catequese, o que se torna inviável, bem como o contato e possível aglomeração de pessoas.
  12. Para as celebrações dos dias da semana, seguem as mesmas orientações, sendo possível a retomada das missas onde é costume.
  13. Se a bandeira da região de Passo Fundo ficar vermelha ou preta, dependendo da análise de casos do Covid 19, as celebrações voltam a ficar suspensas até segunda ordem.

Dado em Carazinho, RS, em 15 de maio de 2020.

Paróquia Bom Jesus