Serviços desenvolvidos por integrantes da Paróquia Bom Jesus

Pastoral da Saúde


A pastoral da saúde surge de uma necessidade muito especial que é a presença da Igreja junto aos enfermos. Este trabalho é realizado por pessoas de boa vontade que visitam os doentes das comunidades e casas geriátricas, levando uma palavra de animo, além da Santa Eucaristia. É um trabalho muito bonito realizado por leigos e nos tempos fortes da liturgia como Páscoa e Natal, também a visita do padre para preparar os enfermos.  As reuniões da Pastoral da Saúde são sempre na primeira sexta-feira do mês.

Pastoral da Saúde do Hospital

A presença da Igreja Católica junto ao HCC se confunde com a própria história do Hospital. Em outros tempos havia a presença efetiva das Irmãs de Notre Dame e de um padre/frei capelão dentro das dependências da instituição de saúde, com uma ampla capela e a missa diária. Com a saída das irmãs e a necessidade de ampliar a UTI, a capela foi levada para o atual lugar, com um espaço simples, mas agradável, para a oração dos fiéis internados e seus familiares. O atendimento religioso é garantido pelo Padre Gheno e um grupo de ministras que visitam os doentes, levam a Comunhão, a Unção dos enfermos e a celebração semanal da missa, sempre as terças-feiras, às 16h.

Conselho de Assuntos Econômicos

O Conselho Econômico Paroquial é um órgão previsto no atual Código de Direito Canônico, seguindo a linha traçada pelo Concílio Vaticano II, cuja função é administrar corretamente os bens da paróquia, de forma a proporcionar à comunidade paroquial os meios materiais necessários à realização integral da sua missão. Para que a Paróquia possa realizar a sua missão evangelizadora, através do anúncio da Palavra, da celebração dos sacramentos e da prática da caridade, precisa naturalmente de alguns meios materiais, cabendo ao Conselho Econômico administrá-los ao serviço do plano pastoral. Em todas as comunidades da paróquia, o CAE é formado por pessoas de boa vontade que se preocupam com o bem da sua Igreja e ajudam naquilo que podem. 

Ministros Extraordinários Da Sagrada Comunhão

Após o Concílio do Vaticano II (1962-1965), o Papa Paulo VI autorizou a instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), fiéis leigos cuja missão é criar a comum união nas comunidades. Além do mais, cabe a esta função facilitar a distribuição da Sagrada Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso. O exercício desse ministério conserva um caráter supletivo e extraordinário, não dispensando os Ministros Ordinários (Bispos, presbíteros, diáconos) de fazer a sua parte. Este ministério sagrado é exercido em nossa Paróquia por leigos que tem uma vida cristã autêntica, são maduros na fé, e podem servir a Igreja. O MESC com uma boa formação doutrinária, presidem a celebração da Palavra nos domingos que não tem agendada a missa, orientar as pessoas a quem levam a Eucaristia, ensinando e vivendo o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente. O Ministro extraordinário participa ativamente da liturgia das comunidades, da formação periódica e também é uma pessoa que se torna referência nas comunidades.

Pastoral Catequética

A Pastoral da Catequese conta com um grupo de catequistas para atender bem as crianças e jovens que fazem o processo de Iniciação à vida Cristã e seus pais. A coordenação paroquial de catequese possibilita a comunicação com as quatro comunidades que desenvolvem este trabalho, que são: Comunidade Sagrado Coração de Jesus(Sommer), Comunidade Cristo Rei (Braganhollo), Comunidade Santo Antônio (Bairro Santo Antônio) e Comunidade Nossa Senhora Medianeira (Bairro Medianeira).

A importância da catequese está no mandato do próprio Jesus: Ide e ensinai tudo o que vos ordenei (Mt 28,15-16). O ato de ensinar foi mudando. Se antes a catequese era o ensino estrito da doutrina, a compreensão que temos hoje é mais ampla, entendendo que a formação dos jovens é para o seguimento a Jesus, para que eles se tornem discípulos do Mestre Jesus. Este caminho exige experiência da fé, da comunidade, da família, dos padres, dos catequistas, enfim… todos somos catequistas e catequizandos ao mesmo tempo.

Os encontros catequéticos são semanais. Tendo os seguintes horários:

Bom Jesus = Terça-feira: 13h30min – Crisma

                      Quarta-feira: 8h30min – todas as etapas

                      Quarta-feira: 13h30min – Eucaristia

                       Quinta-feira: 13h30min – Pré Crisma

                       Sexta-feira: 13h30min – Pré Eucaristia

                       Sábado: 8h30min – todas as etapas

Medianeira = Sábado: 10h – Pré- Eucaristia

                        Sábado: 13h30min – Eucaristia, Pré-Crisma e Crimas

Cristo Rei = Segunda-feira: 18h – Eucaristia

                     Terça-feira: 18h – Pré-Crisma e Crisma

                     Quarta-feira: 18h – Pré-Eucaristia

Santo Antônio = Sábado: 9h – todas as etapas

Sagrado Coração De Jesus = Sábado: 8h – Crisma e Pré-Crisma

                                                 Sábado: 9h – Pré-Eucaristia e Eucaristia

Pastoral do Batismo

A Pastoral do Batismo é uma Pastoral que prepara para o sacramento do Batismo, sinal que, pelo poder do Espírito Santo, nos faz participar da família de Deus, que é a Igreja Missionária, para vivermos como verdadeiros filhos seus, irmãos entre nós. Tem como objetivos, preparar os adultos, principalmente os pais, junto com os padrinhos, para que tenham consciência da importância do Sacramento do Batismo, como iniciação cristã, pertença à Igreja, identidade católica, na vivência da fé eclesial missionária. Comprometer-se a educar os filhos na fé da Igreja e receber os demais Sacramentos. Essa preparação visa à consolidação da consciência no que concerne a responsabilidade que cada família, juntamente com seus compadres, deve ter em relação à formação religiosa de seus filhos e afilhados. A preparação acontece sempre na terceira sexta-feira do mês, as 19h e a celebração dos batizados no terceiro domingo do mês junto a Missa das 10h.

Pastoral Litúrgica

A partir do Concílio Vaticano II, a reforma conciliar prevê a participação ativa, consciente e frutuosa dos fiéis na liturgia, por ser esta o ponto alto da vida comunitária, a celebração do Mistério Pascal de Jesus Cristo.

Tendo em vista este desejo da Igreja, nossas comunidades buscam preparar com dedicação e esmero as celebrações dominicais, sejam as celebrações da Palavra (Culto) ou a Celebração da Santa Missa através da formação permanente, a atenção as orientações da Igreja para a celebração e também o encontro semanal para preparar a celebração litúrgica.

A Pastoral Litúrgica é formada pelas diversas equipes de celebração que auxiliam na preparação e execução da celebração. Em todas as comunidades as equipes de liturgia tem um trabalho intenso e tornam viável a vida litúrgica nos diversos ambientes.

Pastoral Carcerária

O pedido de Jesus: “Estive preso e vieste me visitar” (Mt 25) é o princípio fundamental desta pastoral, estar junto aos irmãos e irmãs encarcerados. Desde que chegou em Carazinho, Padre Gheno sempre atendeu ao Presídio Regional que está situado no Bairro Santo Antonio. Além de visitar os encarcerados, realizar celebrações e o atendimento religioso, atenção as agentes carcerários e diretoria do presídio, esta pastoral também realiza ações junto ao Conselho Comunitário a fim buscar melhorias para o Presídio, bem como ações nas paróquias em vista de necessidades básicas dos presos como produtos de higiene e o sabão caseiro para a utilização da cozinha e dos próprios presos.

Pastoral da Ornamentação

Com o intuito de cuidar da igreja, de modo especial na Matriz, um grupo de voluntárias tem realizado um trabalho pastoral chamado de pastoral da ornamentação, que consiste em cuidar das alfaias, das toalhas do altar, das flores e do mural, com uma frase que ajude a comunidade a celebrar a liturgia do domingo. Este trabalho se torna importante devido a sensibilidade com o espaço litúrgico, o desejo de tornar belo o lugar da comunidade e também fazer com que a dignidade do sagrado seja revelada.

Renovação Carismática Católica

O grupo de Oração Bom Jesus, Bom Pastor teve seu início no ano de 2017 em nossa Paróquia.

A Renovação Carismática tem como fonte originaria a experiência de Deus a partir da vida no Espírito Santo, na vida intensa de oração e entrega aos caminhos do Senhor, bem como a participação na vida na Igreja, liturgia e adoração. Composta por vários ministérios, entre eles o da pregação, intercessão, música, dança…

O grupo de oração Bom Jesus, Bom Pastor tem suas atividades todas as quintas-feiras, às 19h30min na igreja matriz.

Grupo de Casais de segunda união Bom Pastor

Auxiliar os casais que estão em uma outra união conjugal é o grande objetivo deste movimento. Além de aproximar estas pessoas da vida eclesial, o movimento acolhe o convite do Senhor de ser, na Igreja um testemunho, uma presença de vida e de família. Com o objetivo de formar grupos de encontro, formação e participação eclesial, o grupo Bom Pastor está presente na comunidade Sagrado Coração de Jesus.

Curso de Teologia – Itepa

A formação dos leigos é uma exigência cada vez maior. Pensando nisso, a área pastoral de Carazinho buscou o auxílio do Itepa Faculdades para proporcionar aos leigos um curso mais aprofundado de teologia. Como outros cursos de formação aconteceram em conjunto com as 4 paróquias, desta vez se buscou uma metodologia diferenciada junto ao nosso Instituto. A duração do curso é de 2 anos e estão frequentando as aulas aproximadamente 50 alunos.